A opinião pública é uma constante que vem querendo e conseguindo tomar um espaço muito grande aonde quer que você vá. Em revistas com forte poder opinativo, no editorial de jornais, programas de TV com foco para os protestos do povo, ou até mesmo na rua, podemos ver que o povo não tem medo de se expressar e, em sua grande maioria, sabe o que quer. Ou, ao menos, pensa que sabe.
Porém, uma segunda constante muito forte, talvez muito mais forte que qualquer outra constante, é o magnânimo poder de compra, onde a ética é derrubada, toda a moral desmoralizada, e a opinião pública que "se dane" diante das “verdinhas”. Diante do poder de simplesmente administrá-las em grande escala, é isso que move e alimenta o moinho da censura.
É certo que são os jornalistas que escolhem o que no fim das contas é publicado ou não. Mas os pobres coitados não têm tanta culpa no cartório assim, já que atrás deles (sem duplo sentido) existem os editores chefes, diretores, donos, publicitários e políticos em sua respectiva ordem de hierarquia, movidos por motivos dessas forças maiores que regem o mundo da censura.
Essa supremacia de poder acaba por fim suprimindo e, por que não dizer, soterrando a opinião que o público tem a respeito do que é publicado, o que escreve Arnaldo Jabor em coluna para o Estadão nessa terça o que seria a visão do poder nisso tudo. Ou não. Veja abaixo a matéria:
Como também cita Noblat em seu livro "A Arte de fazer um Jornal Diário", nem sempre aquilo que é importante pra alguns e é taxado como sendo de "interesse público", interessa mesmo a maior parte dos brasileiros. Pelo menos não do jeito que é publicado hoje em dia, onde páginas e páginas de jornal são perdidas em devaneios sobre noticias com continuação (suites), mas sem humanização. Sem a realidade do leitor embutida nela e sem que ele emita uma única opinião sobre isso, elas são publicadas dia após dia, ano após ano, até que a boca revolucionária do público se cale para nunca mais.
Referências:
- O Estado de São Paulo - edição das 23h15 (21 de abril de 2009 - ANO 130. Nº42189)
- Noblat, Ricardo - "A Arte de Fazer um Jornal Diário"
Pauta por: Raisa Meneses
Texto por: Marília Vezzaro
Edição de Fotografia por: Marília Vezzaro
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