sexta-feira, 1 de maio de 2009

Receitas de Bolo

Um dos maiores destaques do nosso blog tem sido a aba RECEITAS DE BOLO no WORDPRESS do Consensus ETC, que foi destinado a galeria de fotos, podcasts, making offs, erros de gravação e todo o lado B que auxilia o blog.

Resolvemos então aproveitar esse feriado para dar um destaque maior para as receitas aqui também e contar um pouco do significado que elas tiveram na época da ditadura.

Em era ditatorial, as notícias ou informativos que eram vetados de ultima hora para a publicação eram substituídos por receitas de bolo, e trechos de Os Lusíadas de Camões ou qualquer outra coisa que pudesse preencher aquele espaço que seria proibido de ser lido e que destrairia as pessoas que estivessem lendo, fazendo com que as próprias realidades fossem camufladas de forma que na prática parecia não haver nada de grave acontecendo para que se publique.

Isso atendia principalmente os interesses políticos do governo em certas notícias a fim de manipular o conhecimento público, escondendo certas verdades que prejudicariam a imagem desse governo, como leis que eram aceitas mas não eram divulgadas contra os rebeldes, crimes, e qualquer ação anárquica encontrada.

~

BOLO DA DITADURA










Ingredientes

  • 4 ½ xícaras de Compositores
  • 3 copos de Jornalistas
  • 500ml de Estudantes
  • 10 Artistas em geral
  • 10 xícaras de Militares de Minas e São Paulo
  • 5 Atos Institucionais
  • Grande dose de CENSURA
  • Modo de Preparo

    Se você jogar militares nas ruas, tirar Jango da presidência já deixa a massa do bolo quase pronta. Acrescente algumas AI’s e mexa bastante, bata com alguns cacetes em compositores, músicos, jornalistas e estudantes que criticaram a censura depois mande-os para outros países. Quando você perceber que a massa já está ficando bem cheia, coloque tudo ao forno, queime todas as formas de protestos e bata um pouco mais no povo. Misture bem para que não haja erro, jogue mais alguns músicos na cadeia e mate alguns jornalistas para deixar a massa mais densa.

    Ao tirar tudo do forno, você perceberá que ainda há alguns ingredientes que insistem em expressar suas palavras mas se você colocar um pouco mais de censura irá eliminá-los.

    Este bolo pode durar 21 anos e suas porções podem ser distruibuidas no Brasil inteiro, caso você não seja um revolucionário.


    ~

    TORTA DA CONTRACULTURA









    Ingredientes
    • 1 porção da sociedade capitalista
    • ¼ de jovens do mundo
    • 5 colheres de cultura alternativa
    • 1 ½ xícara de arte
    • 3 xícaras de música
    Modo de Preparo
    Se pegarmos uma porção da sociedade capitalista e colocarmos as cinco colheres de cultura alternativa deixarão a mansa tensa no ponto para colocarmos as xícaras de música e arte e batermos um pouco formando uma mistura colorida e cheia de vida. Quando ela estiver nesse ponto coloque tudo numa bandeja no formato de Woodstock e outra parte numa de formato Maio de 68. Após o preparo da massa, coloque ¼ dos jovens do mundo e mexa bem para o recheio misturar e permanecer em toda sua extensão, tomando cuidado para não faltar jovens em nenhum local. Coloque ao forno e retire quando perceber certo volume na massa, nessa hora ela estará no ponto para ser servida em todo território mundial para ser apreciada pelos conservadores e opressores de uma sociedade capitalista.

    Esta torta pode ser medicinal para pessoas com a mente fechada, conservadores, tradicionalistas e pode ser muito útil na vida de um jovem que deseja uma sociedade mais alternativa, como já dizia Raul..
    ~

    Texto por: Marilia Vezzaro
    Edição de Imagem por: Marília Vezzaro
    Receitas por: Raisa Meneses

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe sua crítica, comentário ou reflexão para o Consensus ETC!