A Imprensa vinda da Europa chega ao Brasil com a família real 308 anos de espaço entre a conquista da terra e a instalação da imprensa ( em 31 de maio de 1808), Dom João fundou no Rio de Janeiro a Imprensa Régia, mas existem outros motivos para o atraso da imprensa desde fatores sócio – culturais, ausência de escolas e até setores burocráticos do governo que eram precários e não necessitavam da impressão. Havia também a questão da censura imposta pelas metrópoles absolutistas à suas colônias.
A implantação da imprensa foi o apoio infra – estrutural para as atividades da Coroa Portuguesa instalada provisoriamente. Somente com a mudança do governo e da família real para o Brasil, as atividades culturais e o comércio exigiam que fosse instalada a imprensa.
O Jornalismo Brasileiro no século XIX foi marcado pela construção de uma nova fase de jornais opinativos e também do jornalismo partidário que lutavam por melhorias sociais, após essa fase surgiram jornais abolicionistas que reforçavam a função ideológica. A abolição da censura prévia imposta por Dom Pedro I, em 1821 foi essencial, logo depois surge à primeira Lei de Imprensa no ano de 1823.
O Brasil passava por transformações e mais tarde viria a transformar o cenário urbano.
Texto por: Carlos Simalha
Edição de Fotografia Por: Marília Vezzaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua crítica, comentário ou reflexão para o Consensus ETC!